Nada funciona sem uma estratégia. Esta afirmação é especialmente verdadeira para o mundo corporativo. Esteja você planejando trabalhar em uma única campanha ou procurando abrir um negócio inteiro, você precisa de um plano sólido para alcançar o sucesso. Vivemos na era do empreendedorismo, onde as pessoas estão mais interessadas em lançar startups do que em fazer de 9 a 5 empregos.
No entanto, o processo de lançamento de uma startup de sucesso émais desafiador do que soa para um Joe comum. Um plano de negócios adequado deve apoiar todo o projeto para garantir o sucesso.
Muitos empreendedores, especialmente aqueles que planejam lançar um negócio de comércio eletrônico, geralmente deixam a fase de planejamento de lado ou a ignoram completamente. Essa prática limita significativamente as chances de sucesso de um negócio online.
Portanto, éessencial para articular um plano de negócios antes de lançar uma startup de comércio eletrônico online. No entanto, muitos empresáriosprecisa aprender a técnica para formular um plano de negócios operável e viável, limitando suas chances de sucesso.
Os investidores que gastam dinheiro em uma ideia de negócio também precisam de um plano de trabalho viável. As chances de investidores emprestarem dinheiro para financiar uma startup também se tornam limitadas. Portanto, um plano de negócios viável é essencial para qualquer startup ou negócio estabelecido.
Este artigo destina-se a apresentar um guia passo a passo para ajudar os empreendedores on-line a formular um plano de negócios viável. Leia para saber mais.
O que é um plano de negócios?
Antes de apresentar um guia passo-a-passo para ajudá-lo a criar um plano de negócios, é necessário entender a que se refere o termo ‘Plano de Negócios’. Portanto, aqui está uma definição de plano de negócios. Portanto, um plano de negócios é qualquer plano que descreva o objetivo de um negócio e o roteiro que o ajudará a atingir seus objetivos. Ele também descreve as estratégias de marketing, financeiras e operacionais que apoiarão o funcionamento geral do negócio.
Este plano também apresenta estratégias de pessoal e diretrizes para a equipe executiva para ajudá-la a lidar com todas as operações necessárias com eficiência. Você também pode ver a inclusão de KPIs (Key Performance Indicators) no plano. Dependendo da natureza e da indústria do negócio, o plano de negócios e seu formato podem variar de um lugar para outro. No entanto, qualquer bom plano de negócios inclui um resumo executivo, uma seção sobre produtos ou serviços, análise de mercado e planejamento financeiro.
Guia para Formular um Plano de Negócios
Depois de ler a introdução e a definição de um plano de negócios, você deve ter entendido o quanto ele é importante para qualquer startup e até mesmo para um negócio já estabelecido. Negligência em relação a um plano de negócios ou falha em fazê-lo significa perda e limitações para o seu negócio de várias maneiras. Nesta seção do artigo, discutiremos algumas etapas para ajudá-lo a formular um plano de negócios viável para sua startup online.
Mais detalhes são dados abaixo:
Comece com um Resumo Executivo
Como mencionado anteriormente, um bom plano de negócios apresenta um resumo executivo bem pensado e viável. Ele ganha o primeiro lugar em nossa lista por causa de sua importância. Recomendamos redigir uma versão aproximada do resumo executivo e formular a cópia final. Portanto, a etapa mais crucial na formulação de um plano de negócios é a criação de um resumo executivo. O sumário executivo de um plano de negócios pretendediscuta brevemente tudo o que se segue em um plano de negócios. Isso éprincipalmente criado para atender às dúvidas de potenciais investidores que podem financiar a startup.
Simplificando, um resumo executivo é uma visão geral de alto nível do plano de negócios que intriga potenciais investidores a ler o conteúdo que o segue. Algumas coisas que você deve considerar ao escrever um resumo executivo são mantê-lo breve e destacar todos os pontos-chave do plano de negócios. Ele deve apresentar brevemente o conceito, a visão e os objetivos do negócio, a descrição do produto, o mercado-alvo, a situação financeira e a equipe. Além disso, pode incluir o ask, que se refere ao valor necessário para sustentar o negócio.
descrição do negócio
A segunda etapa da formulação de um plano de negócios é descrever sua empresa. O principal objetivo desta etapa é responder a duas perguntas principais. Essas perguntas são “Quem é você?” e “Como você planeja administrar o negócio?”. Responder a essas perguntas elimina toda a confusão. Além disso, também ajuda a formular o roteiro para criar tudo o mais incluído no plano. Responder a essas perguntas permite explicar vários fatores. A descrição do negócio como um capítulo em seu plano de negócios ajuda a justificar sua entrada no negócio, sua singularidade e as coisas que o favorecem no mercado.
Além disso, também ajuda você a se apresentar como o melhor concorrente para obter o investimento necessário para o negócio. Descrever seu negócio em um plano é uma boa prática, mesmo que não exija nenhum investimento. Ele permite que você se lembre dos fundamentos de sua filosofia de negócios, incluindo ideais e princípios. A descrição do seu negócio deve apresentar alguns itens essenciais. Esses fundamentos são a estrutura da empresa, modelo de negócios, indústria, visão, missão, proposta de valor, informações básicas e dados do pessoal-chave em sua equipe.
Análise de mercado
A análise de mercado não é um fator a ser negligenciado. Analisar o mercado permite que uma empresa descubra o status atual de sua indústria-alvo e como ela seria capaz de fazer a diferença. O mercado pode ser um fator decisivo para qualquer negócio. Você precisa escolher o mercado que pode ajudá-lo a obter lucro. Deve ser composto por consumidores que conhecem bem os produtos que você busca oferecer e desejam que eles usem no dia a dia. Escolher o mercado certo pode ajudar sua startup a obter a vantagem necessária para se tornar uma entidade comercial de sucesso.
Não encontrar o mercado certo significa uma luta imensa para encontrar compradores genuinamente interessados em comprar seus produtos. Portanto, a análise de mercado é uma parte crucial de qualquer plano de negócios. Ele define o escopo do seu mercado. Também permite que você entenda a persona dos consumidores ideais, se familiarize com tendências e trajetórias relevantes e faça suposições bem pensadas sobre a demanda futura de seus produtos. Ele também ajuda você a realizar análises SWOT e competitivas para familiarizar sua empresa com pontos fortes, fracos, oportunidades, ameaças e concorrentes diretos e indiretos.
Produtos de listagem
Agora vem a parte mais crucial do seu plano de negócios. O sucesso de qualquer negócio depende das vendas de seus produtos. Portanto, listar produtos em seu plano de negócios de maneira eficaz. Esta seção do plano de negócios descreve todos os detalhes necessários sobre seus produtos. Também inclui detalhes sobre novos produtos que você planeja incluir em seu portfólio nos próximos dias. Além disso, você deve dizer como seus produtos são diferentes e lucrativos. Você também precisa mencionar como esses produtos são valiosos para os consumidores-alvo.
Você também pode incluir detalhes sobre como planeja aumentar as vendas de seus produtos por meio de liderança em custo, segmentação e diferenciação usando os dados obtidos da análise competitiva. Você também pode trabalhar em detalhes de liderança de custo pesquisando produtos relevantes já disponíveis no mercado usando a técnica reversa pesquisa por imagem. Isso permitirá que você pesquisar por imagem e mostrar todos os resultados semelhantes. Portanto, você estará familiarizado com os preços dos produtos relevantes que seus concorrentes estão usando.
Assim, você será capaz de oferecer aos consumidores-alvo um negócio melhor. Além de todas essas coisas, descreva a fonte de onde você obtém os produtos para venda por meio de sua inicialização online.
Esboço de Gestão
Descrever a equipe de gerenciamento e operações para o seu negócio e a estrutura geral da sua organização também é necessário. Por isso, também é uma parte crucial de qualquer plano de negócios. Deve delinear claramente quem está administrando a empresa. Além disso, também deve descrever as responsabilidades interinas dos membros da equipe na ausência de uma determinada pessoa. Esta parte também definirá a estrutura jurídica do seu negócio, ou seja, se é uma sociedade unipessoal ou sociedade limitada. Pode haver outras estruturas legais para o seu negócio também.
Formular esta parte exigirá que você descreva a estrutura de sua equipe de gerenciamento de forma compreensível. Você pode precisar desenhar um organograma com os nomes dos membros da equipe, seus cargos, responsabilidades e relacionamento formal uns com os outros. Isso ajudará sua equipe de gerenciamento a entender seu papel e comunicar como cada membro irá corroborar uns com os outros para contribuir para o sucesso da startup.
Adicionar detalhes claros ajudará muito o seu negócio, pois haveráclareza sobre a responsabilidade de qualquer membro.
Delinear uma estratégia de marketing
A etapa final de qualquer bom plano de negócios é delinear uma estratégia de mercado. Esta etapa envolve a segmentação de seus clientes ideais. Você precisa construir a persona de consumidores ideais dispostos a comprar seus produtos. Você tomará qualquer decisão estratégica em relação às operações ou marketing do seu negócio, mantendo essa persona em mente. Para idealizar essa persona, você deve especificar algumas características do seu consumidor ideal. Essas características seriam seu estilo de vida, geolocalização, idade, educação, trabalho, uso de tecnologia e opiniões.
Segmentar seu público-alvo usando uma persona específica ajudará você a delinear uma estratégia de marketing eficaz. Depois disso, planeje suas ideias atuais e futuras e sua capacidade de atender seus consumidores. Essa estratégia será útil para você decidir sobre várias plataformas nas quais promoverá sua marca e produtos. Descrever a estratégia de marketing também ajudará você a definir o preço ideal de seus produtos.Você também pode fazer duas partes separadas para segmentação e marketing. Além disso, você também pode adicionar logística, operações e estratégias financeiras, se necessário.
Conclusão!
Formular um plano de negócios viável não é brincadeira. Requer pesquisa e reflexão sérias para ajudá-lo a articular um roteiro que garanta o sucesso do seu negócio online. Você deve trabalhar passo a passo para garantir um plano de negócios detalhado, lógico e operável.
Negligenciá-lo ou prestar atenção mínima ao processo limita significativamente as chances de sucesso do seu negócio. Reunimos um guia detalhado para ajudar os empreendedores online a criar o plano de negócios certo, capaz de ajudá-los a reunir investimentos de potenciais investidores e alcançar o sucesso. Você aprenderá muito com este artigo!