Parceria da AWARE com Finatec visa dotar o mercado de TI de mecanismos para a “prontidão cibernética”

O velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” se encaixa perfeitamente nas atividades da AWARE – AWARE – Consultoria em Defesa, Segurança e Inteligência, que acaba de criar uma parceria com a Finatec – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, da Universidade de Brasília (UnB) para criar o “Ciberlab”.

Uma iniciativa que visa conectar a sociedade com o conhecimento, através de uma parceria que une a Academia e a empresa de Tecnologia da Informação. “A reunião se inspira em pesquisas da Universidade de Brasília (UnB) que analisam a perspectiva de prevenção de incidentes cibernéticos, e neste escopo marcou o início de uma nova cooperação técnica da FINATEC, desta vez firmada com a empresa AWARE, especializada em prontidão”, destacou o professor Augusto Brasil, presidente da Finatec ao comentar essa parceria.

Nesta semana foi realizado um evento em Brasília para debater o tema e firmar esse acordo. Aproveitei o convite feito pelo diretor da AWARE, general Wilson Mendes Lauria, para tentar entender um pouco melhor a proposta da empresa.

O mais interessante foi saber que a AWARE durante a Transição dos Governos Bolsonaro e Lula ajudou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a concluir seu relatório com um diagnóstico da TI Federal. Que numa análise prévia mostrou fragilidades em diversos órgãos que poderão levá-los a serem vítimas de ataques cibernéticos.

Assistam o bate-papo que fiz com o general Lauria, porque foi muito interessante: