Ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, cobrou ação do ministro e astronauta, Marcos Pontes, para “peitar” o Ministério da Economia contra a extinção da estatal do chip.
Já o ex-secretário de Política de Informática, Augusto Gadelha, vê como uma “irresponsabilidade” a decisão de extinguir a fábrica, porque será jogar fora todo um projeto de desenvolvimento tecnológico construído ao longo dos últimos anos.
E, embora não seja uma decisão do plenário, que somente será votado no próximo dia 1º de setembro, o secretário de controle externo da Fazenda Nacional do TCU, Rafael Cavalcante, alertou para os riscos futuros da decisão tomada pelo governo de desmontar a empresa. “Não houve avaliação prévia de viabilidade e análise de riscos sobre o impacto da liquidação, ou mesmo se outras modelagens poderiam dar um retorno maior, tanto financeiramente como em política pública”, destacou.
A audiência foi realizada hoje (23/08) pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, por requerimento do deputado Nilto Tatto, subscrito pelo deputado Bira do Pindaré.
Assista ao resumo dos principais momentos da audiência, que durou toda a tarde desta segunda-feira.