
A Secretaria de Governo Digital (SGD) informa que o governo alcançou nesta segunda-feira (08), um novo marco na política de transformação digital do setor público. A Rede Nacional de Governo Digital, conhecida como Rede GOV.BR e coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, chegou ao total de 2500 municípios participantes. Todos os estados brasileiros também integram a iniciativa, que tem como eixo central promover colaboração, intercâmbio de experiências, articulação técnica e criação de soluções inovadoras para modernizar o serviço público.
Entre as cidades que aderiram recentemente está o Guarujá, no litoral paulista, com quase 300 mil habitantes. Segundo o secretário municipal de Gestão Administrativa, Valter Batista de Souza, a decisão de integrar a Rede GOV.BR tem relação direta com o interesse em modernizar processos e otimizar o uso dos recursos públicos. Ele afirma que o município busca facilitar a vida das pessoas ao mesmo tempo em que reduz gastos e aprimora a eficiência administrativa. O entusiasmo local se estende à intenção de incorporar soluções já consolidadas pelo Governo Federal, como o login único do GOV.BR, a ferramenta de assinatura digital certificada e até a possibilidade de instalar uma unidade de atendimento presencial integrada ao Poupatempo do município.
O secretário destaca que o portfólio disponibilizado pela Rede GOV.BR é amplo e permite que os municípios escolham e adaptem as soluções que melhor atendem à realidade local. A proposta é acelerar o movimento municipal de transformação digital por meio de ferramentas padronizadas, interoperáveis e alinhadas às diretrizes nacionais.
A Rede GOV.BR também funciona como um programa estruturante de apoio técnico e institucional para estados e municípios. Entre as soluções oferecidas estão o suporte metodológico para transformação de serviços públicos, programas de capacitação para servidores, compartilhamento de práticas e ferramentas para desafios comuns da gestão pública e apoio à captação de recursos junto a agentes financiadores, nacionais e internacionais. A iniciativa busca não apenas disseminar tecnologia, mas criar uma cultura de integração federativa que fortaleça a oferta de serviços públicos digitais de forma contínua.
Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o salto de adesões demonstra a força da política pública. Quando a atual gestão assumiu, apenas 160 municípios faziam parte da Rede GOV.BR. A meta de ampliar o alcance foi rapidamente ultrapassada, chegando agora a 2500 cidades engajadas na melhoria dos serviços e no atendimento às pessoas. Mascarenhas afirma que, com essa expansão, a política de transformação digital do Governo do Brasil passa a impactar cerca de 146 milhões de habitantes, fortalecendo o ecossistema federativo e ampliando o acesso a serviços mais simples, ágeis e eficientes.
*Fonte: Imprensa da SGD.







