A previsão orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Ceitec em 2024, indica claramente que o governo não está cogitando em reativar a estatal do chip. De acordo com a PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual), encaminhada pelo governo para o Congresso Nacional, informa que o orçamento de 2024 da Ceitec será de R$ 46.233.179,00.
Não dá nem para começar a pensar em reativar uma empresa que está parada e em vias de extinção com um volume de recursos dessa ordem. Por sinal, esse montante ainda é menor que as propostas que o governo encaminhou em anos anteriores. Em 2023 a PLOA indicava um orçamento de R$ 53.329.599,00.
O dinheiro será apenas para cobrir despesas com pessoal e encargos com manutenção técnica da sala limpa e seus equipamentos. Não há previsão alguma de contratar novos funcionários ou de a fábrica voltar a operar.
Promessa feita pelo presidente Lula, a Ceitec continua no limbo, sem uma definição clara da situação. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações enrola quanto a tomada de uma decisão. A ministra/candidata à prefeitura de Olinda, Luciana Santos, ao que parece não quer assumir o desgaste político de afirmar que a promessa de Lula não será cumprida.