Com protocolos rígidos de segurança em saúde, a startup mineira Buser retomou as atividades e agora volta a anunciar nas plataformas digitais e rádio. A campanha Buser: a sua nova forma de viajar em Minas Gerais divulga as viagens interestaduais que consagraram a empresa pelo conforto e ofertas que agradam o bolso dos consumidores.
A campanha será divulgada em redes sociais, portais de notíciais regionais (O Estado de Minas e O Tempo), mídia display (programática), rede de conteúdo e rede de áudio.
O planejamento, estratégia e a veiculação estão a cargo da Freelah! , uma agência que registrou seu CNPJ no dia 1º de janeiro deste ano e está inovando o mercado com um modelo inspirado nas agências de meios europeias.
Uma agência de meios no Brasil
Apesar de ter sido surpreendida, como todo mundo, pela pandemia causada pela Covid-19 e em home office, a empresa não só conseguiu se manter como viu os jobs chegarem antes mesmo de finalizar o próprio site. Uma das razões é por ser nativa digital. A outra é por conta de seu modelo disruptivo, de estrutura enxuta, que funciona sob demanda. A cada job, a agência reúne os melhores profissionais do mercado – muitos deles dispensados das grandes agências, que vivem uma crise colossal.
Até agora, cerca de uma dezena de profissionais de alto nível, já passaram pela Freelah! e foram remunerados à altura, ponto de honra dos jovens sócios Gustavo Rodrigues (E) e Felipe Martins (D). Um deles é o planner Ricardo Assis, que tem no currículo campanhas premiadas em Cannes e no Clio, entre outros.
“Acredito que a Freelah! traz um modelo para o qual o mercado de Publicidade vai caminhar. Mais dinâmico, mais horizontal. Onde as pessoas conseguem até receber melhor, de uma forma mais justa e participa do sucesso do projeto”, explica Ricardo, que fez o planejamento da campanha da Buser. Para ele, a estrutura mais enxuta, modular, torna o ecossistema mais saudável para todo mundo.
“Acho que o nível de envolvimento com o cliente e seus objetivos de comunicação é maior. Você consegue ficar mais focado para desenvolver a inteligência de mídia mais adequada pois está imerso dentro daquele projeto em específico. Outra vantagem, é que, trabalhando por projeto fica mais fácil precificar e mensurar o tempo expendido e o valor do job”. Reforça Raquel Guimarães, na área de mídia há mais de 13 anos atendendo clientes de varejo e governo em planejamentos de mídia on e off. Ela é outra profissional que já integrou a equipe da Freelah!.
O modelo ágil da Freelah! conquistou clientes no mundo das startups, como a Revelo e a própria Buser, que já emendou o terceiro job com a agência. O segredo do sucesso está na otimização dos custos para o cliente, nos resultados mais assertivos que, ainda por cima, geram insights e inteligência de mercado para o próprio cliente.
De acordo com o diretor de Negócios e founder da Freelah!, Gustavo Rodrigues, a criação da Freelah! veio atender às demandas de um mercado orientado por dados. “A Freelah! é uma agência de planejamento que trabalha principalmente com a otimização do dinheiro do cliente. Não é só focar no resultado da campanha, mas no resultado para o negócio do cliente”, reforça. O processo é igualmente importante tanto na inteligência do planejamento como na assertividade da escolha dos players que a agência vai negociar sua veiculação. E isso depende mais do trabalho de inteligência realizado pela Freelah! do que do veículo em si.
Outra diferença é que a Freelah! não é contratada pelas agências e sim pelos anunciantes, que já têm suas próprias estruturas de comunicação. Em geral, outras startups e empresas que já têm uma estrutura de comunicação própria ou uma house. “E tem BV… para o cliente”, brinca Felipe. Neste caso, a bonificação por veiculação da Freelah! garante ao cliente um percentual do valor investido de volta, para ser usado para uma próxima campanha.
A agência também não trabalhar por fee fixo. O que confere mais liberdade criativa aos projetos. “A gente tem uma forma de trabalhar sob demanda, que torna a troca entre o nosso time e o cliente ainda mais rica. A gente consegue ter sempre aquele frescor de coisa nova, de relacionamento que precisa sempre manter um padrão alto de conquista. E realmente a gente tem condições de garantir o melhor custo-benefício, sem abrir mão da qualidade”, explica Felipe Martins, founder e diretor de Projetos da Freelah!.
Um outro pilar da Freelah! é a tecnologia. Mesmo com poucos meses de atividade já estão investindo em novas soluções e parcerias em inteligência de mídia, buscando inovações no setor de machine learning e geolocalização para implantação em curto prazo.
Ficha técnica
Cliente: Buser
Campanha: Buser: A sua nova Forma de Viajar
Agência: Freelah! Agency
Copywriter: Joyce Afonso
Criação: Natan Nakel
Planejamento: Ricardo Assis
Atendimento: Felipe Martins e Gustavo Rodrigues
Aprovação: Guilherme Monteiro
Produção digital: Sotries
Mídia: Antônio Oliveira
Período de Veiculação: 07/08 a 21/08/2020