A Anatel divulgou uma nota oficial repercutindo a reportagem da Folha de S.Paulo (TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel”), na qual ela informa que já investiga o caso através de um PADO (procedimento administrativo por descumprimento de obrigações).
Porém, a agência pela primeira vez revela toda a documentação que dispõe sobre uma fiscalização realizada na rede da operadora, cujos resultados são um escândalo.
Nas conclusões do processo, o fiscal realmente atesta que a TIM derrubava as ligações dos clientes para obrigá-los a fazer uma nova chamada. E, pior, em apenas um único dia investigado pela Anatel (08/03/2012) a agência constatou que 8,1 milhões de usuários do plano Infinity em todo o Brasil foram prejudicados com a queda proposital da ligação. Com isso, os usuários prejudicados geraram uma receita, num único dia, de R$ 4.327.800,50 para a operadora.
O relatório informa ainda que o desligamento proposital no Plano Infinity é quatro vezes superior ao “Plano Não Infinity”. Chega a um acréscimo de 300% de quedas dessas chamadas em comparação às chamadas por minuto (Não Infinity). “Tecnicamente e estatisticamente é impossível a discrepância, pois ambas foram separadas de um universo de ligações que operam sob a mesma rede”, garante a fiscalização da Anatel.
Vejam as conclusões do relatório (que tem 156 páginas) na imagem abaixo.