Desde o meio dia deste domingo o INSS está com os seus principais sistemas fora do ar, assim como o mesmo problema vem ocorrendo em parte dos sistemas do Ministério do Trabalho. O apagão teria ocorrido após a Dataprev tentar realizar um “reorg no mainframe” no data center do Rio de Janeiro.
O “reorg” como os técnicos da empresa costumam chamar é apenas a “reorganização” de tabelas e informações armazenadas no banco de dados da empresa. O problema é que para executar essa tarefa a Dataprev tem de paralisar as suas atividades (serviços) aos clientes, razão para que essa ação seja tomada nos fins de semana, quando a demanda aos sistemas é menor.
Só que se der algum problema na operação, a empresa não tem como religar imediatamente o serviço, porque será preciso voltar os sistemas ao estágio do período em que foi iniciado o “reorg”.
A Dataprev hoje cedo tratou de tentar explicar a situação em nota oficial. Procedimento que até o ano passado não era comum dentro da empresa. Dar satisfações ao contribuinte sobre os problemas que estariam ocorrendo e enfrentando não era uma regra. Apenas era uma exceção, se ocasionada por forte pressão da opinião publica.
Por conta da pane, além do “MEU INSS”, alguns dos principais sistemas de consulta da população na página do instituto estão fora do ar.