A partir de hoje, uma visão completa da repercussão da pandemia nas redes sociais ficará disponível gratuitamente para acesso de todos. A FSB e a Knewin, respectivamente a maior agência de comunicação* e a maior PR Tech da América Latina, desenvolveram conjuntamente o Dashboard Covid-19 Redes Sociais.
Além de monitorar os termos mais citados em um espectro amplo de assuntos, a plataforma também traz gráficos e informações sobre influenciadores com maior engajamento e políticos mais citados. O dashboard pode ser acessado pelos links: http://www.knewin.com/dashboardcovid19/ e http://www.fsb.com.br/dashboardcovid-19/.
Por meio da plataforma da FSB e da Knewin, o cenário atual, a partir da percepção nas redes sociais, será retratado em gráficos, mapas, números e dados, além de uma nuvem temática, fruto da análise desenvolvida pelas empresas. O objetivo do dashboard é servir como ferramenta para todos que queiram entender a atual conjuntura. Desta forma, irá auxiliar no planejamento de estratégias de negócios e na tomada de decisões, dando subsídios para que todos lidem com o novo cenário de forma mais assertiva.
“Informação de qualidade e ágil é uma das bases para compreender cenários. Principalmente nas redes sociais. Acreditamos no poder dos dados. Por isso, alinhamos inteligência artificial e humana. O dashboard que estamos lançando em conjunto com a Knewin é muito completo, dinâmico, além de ser amigável e acessível. Oferece informações com transparência e uma experiência completa. Tudo isso importa.”, afirma Luciano Pires, Sócio-diretor da FSB Inteligência.
Segundo Fabio Rios, Diretor de Marketing e Vendas da Knewin, “O Dashboard Covid-19 Redes Sociais torna acessíveis dados que podem ser decisivos para as empresas e para toda a sociedade. Acreditamos que o conhecimento nos mantém à frente, e as redes sociais provêm informações muito valiosas e úteis para ajudar a na tomada de decisões inteligentes.”
Em diferentes formatos, os dados cobrirão os principais temas relacionados à pandemia: política, economia, saúde, religião, mundo, medidas de enfrentamento, emprego, marcas e isolamento social. Serão disponibilizados, por exemplo, mapas e gráficos com os países e estados mais citados. E quais as hashtags com maior destaque do dia.
Entre as KPIs analisadas estão o volume absoluto de menções, o alcance potencial do período e as interações nos posts. Também serão disponibilizadas informações sobre a porcentagem de aumento ou queda destes índices em relação ao dia anterior. Haverá, ainda, gráfico com os subtemas em destaque para cada categoria e nuvem de palavras com os termos do dia. Entre os assuntos especiais que serão monitorados pela FSB e pela Knewin estão: delivery, fake news, memes e rotina.
Além disso, a temperatura das redes em relação ao isolamento social será avaliada diariamente, bem como as sensações expressas devido à pandemia – como medo, tédio, tristeza e esperança.
* Fonte: FSB Comunicação.