*Recebi esse material de Assessoria de Imprensa da empresa. Acho que vale o pessoal do governo reavaliar sua estratégia de mídia.
Durante a campanha presidencial foi grande a movimentação nessa área.
Mas depois de eleita, nem Dilma, nem o PT e muito menos a área de Comunicação do governo se deu ao trabalho de elaborar algo para a comunicação com os internautas. (Exceção para poucas e boas iniciativas, mas pontuais, beirando apenas à militância de alguns).
Leiam esse material e avaliem:
“Na rede: apenas 7,25% dos comentários sobre o Governo Dilma são positivos”
“Como o governo Dilma Roussef está repercutindo nas mídias on-line? A MITI Inteligência elaborou um estudo inédito, entre os dias 25 e 30 de janeiro, para verificar o que os internautas e veículos on-line falam sobre a nova presidente e seu governo. Foram monitoradas mais de 18 mil citações sobre a presidente Dilma nas redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, Fóruns, Blogs e Sites de Reclamação) e 6.430 notícias nos veículos de comunicação on-line.
Em muitos comentários capturados a presidente é cobrada pelo seu discurso de posse, além de já receber críticas sobre as primeiras escolhas feitas no governo. Outros assuntos que geraram polêmica na rede foram as reformas política e tributária, o aumento de recursos para o parque industrial brasileiro e a manutenção da política de exportação de commodities agrícolas e de pecuária. Questões relativas ao meio ambiente, como as chuvas, enchentes, além de críticas à construção de Belo Monte, também foram abordados na rede.
Nas redes sociais, de acordo com a amostragem avaliada, o número de comentários negativos supera bastante os positivos, são 48,76% contra 7,25%. O restante (43,99%) são interações neutras. “Isso mostra que os internautas ainda estão apreensivos em relação à atuação da nova presidente. O grande número de comentários negativos não indica um governo avaliado negativamente, mas é um indicativo de desconfiança da população, que anseia pelo cumprimento das promessas de campanha”, observa a gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti. A rede social com maior número de interações no período analisado foi o Twitter, com 65,42% do total. O Facebook ficou em segundo lugar, com 21,21% das menções, e os blogs aparecem em terceiro lugar, com 12,53% das interações.
Imprensa on-line
A grande maioria do fluxo de notícias capturadas no período é da região sudeste: 40,98%. Em segundo lugar aparece a região nordeste, com 17,95% das notícias do período. A região sul teve 16,47% do número total de notícias. Mesmo com o grande fluxo de notícias registrado na região sudeste, 51,65% das capturas totais são de notícias de veículos regionais. Os veículos on-line representam 18,40% das notícias. A grande imprensa teve 12,08% do total, e os especializados em política, 10,33%.”
Informações sobre o estudo
O estudo sobre as mídias sociais foi realizado utilizando a plataforma postX como ferramenta de rastreamento, que possibilita a cobertura do Twitter, Facebook, Youtube, Fóruns, Blogs e Sites de Reclamação. As mídias on-line foram utilizadas para mensurar a representatividade do tema estudado em mais de 3500 veículos de comunicação, através da plataforma Clipping Express. Os dados coletados para este estudo de apresentação são quantitativos e qualitativos, revelando em números o quanto a palavra-chave teve repercussão nas mídias sociais e mídias on-line.
Sobre a MITI Inteligência
Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais – postX e mídias on-line, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express.
Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.
* Abre os ‘zóio’ tiaaaaa