LGPD: empresas estão em risco ao negligenciar a Tecnologia da Informação

As empresas, sejam pequenas ou grandes estão atrasadas na implantação dos mecanismos para o cumprimento da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Mesmo as que já iniciaram o processo estão adotando uma estratégia errada. Preferem contratar assessoria jurídica, com a preocupação de evitarem não serem multadas, a implementar processos necessários para garantir a segurança da informação com apoio da área de TI.

Conversei com o consultor de soluções de Ti da da Visum Consultoria, Yuri Marx. Para ele, nem 10% da legislação a ser cumprida já estaria implantada nessas empresas. Com a situação do home office, a situação é mais agravante ainda, porque a segurança está exposta a novas vulnerabilidades e as empresas ainda não conseguiram estabelecer um método seguro.

Nos contatos que vem fazendo com empresas, Yuri tem verificado que elas nem sequer entenderam que não cabe ao seu “SAC” atender os detentores de dados que costumam procurá-los para solicitar informações ou cobrar o cumprimento da lei. “As empresas não conhecem os dados que estão em poder delas”, disse. Assistam a entrevista: