Para o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro Dos Santos, no Brasil o número de incidentes cibernéticos é elevado e desproporcional ao tamanho da população e economia do país. E desde 2014 o país vem discutindo uma proposta de governança, através da criação de uma Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber).
Por conta dessa aspiração, o governo federal está promovendo nesta quinta-feira (15) uma audiência pública, organizada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que visa coletar sugestões e críticas do mercado sobre a proposta de encaminhamento ao Congresso Nacional de um projeto de Lei – de iniciativa do Poder Executivo – para a criação da PNCiber.
Este seria o primeiro passo para a criação de Uma Agência Nacional de Cibersegurança, proposta que está prevista no anteprojeto que ainda será encaminhado para avaliaçãodo Congresso.
O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marcos Antonio Amaro Dos Santos, participou da abertura da audiência pública fez algumas considerações relevantes para a questão da segurança cibernética no Brasil, assistam:
*Imagem do portal Convergência Digital.