Gestão: governo quer o conteúdo nacional nas compras centralizadas

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse que o presidente Lula está preocupado com o uso do poder de compra do Estado para estimular e promover o crescimento da indústria nacional e demais setores como, os da Agricultura e Saúde.

Esther também afirmou que o governo vem debatendo internamente a regulamentação e implantação do “Diálogo Competitivo”, previsto na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021). Foi durante entrevista que concedeu ao programa “Brasil em Pauta”, da TV Brasil.

O diálogo competitivo será utilizado pelo governo em compras públicas, nas situações em que pretenda contratar serviços ou produtos mais técnicos, que podem até nem existir ainda no mercado.

As compras centralizadas já estão em operação, segundo ela, desde o Governo Dilma. E o foco agora, com base nessa meta de estabelecer um processo de compras centralizadas para estimular setores econômicos, será criar os mecanismos necessários para aquisição de produtos nacionais nas áreas de agricultura familiar e saúde.