O Estado do Rio Grande do Sul conseguirá sobreviver administrativamente sem sua informática pública? Essa é a pergunta a ser feita, após a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A anunciar oficialmente que está desligando seu data center para, “preservar é preservar a infraestrutura instalada e permitir o retorno dos serviços de forma mais tranquilo, após o final da crise”.
Mas quando essa crise irá acabar?
A empresa afirma que nas últimas horas a enchente em Porto Alegre “tomou proporções inéditas e a água entrou no prédio da Companhia, em um volume que a empresa não consegue contornar”.
Por conta disso, tomou a “decisão consciente” de preservar a infraestrutura instalada, até ter condições de retomar as atividades no “menor intervalo de tempo possível”. O desligamento levou um tempo estimado de 4 horas quando todos os serviços ficaram indisponíveis.
Porém não há informações claras se a enchente dentro de Porto Alegre já regrediu ao ponto de não oferecer mais perigo para a infraestrutura de TI. A empresa informa que espera retomar as atividades “assim que tivermos clareza de quando isso ocorrerá”.