Não errei muito ao afirmar que o acesso à nuvem do Ministério da Saúde ocorreu por conta de facilitação de credencial de administrador para criminosos, segundo versão que o GSI já vem informando para as TVs e jornalões.
Disse que a PF tinha de apertar o cerco contra todos que tivessem senhas de administrador dentro ou fora do ministério. Ao que tudo indica, o nome do gaiato que facilitou esse acesso vai aparecer em breve.
E eu prefiro não ficar gastando energia em discussões sobre, se é um “aloprado bolsonarista antivax” ou não. Tal como não gastei lá atrás quando aloprados do PT agiam à revelia do governo.
Prefiro discutir coisas mais sérias e estranhas, como essa nuvem federal do Ministério da Economia, que continua em atividade sem renovação de contratos, como o do Ministério da Saúde, no qual a Embratel já deveria ter picado a mula.
Pois a nova versão de Nuvem Federal do Ministério da Economia aprovada em abril deste ano ainda contém a AWS, mas ela divide espaço com a Huawei e o Google, como provedores, e a EDS como “broker”. Que ainda nem pisou direito nas dependências desse ministério.
Querem segurança? Então parem de embromar, de continuar pagando a Embratel que nem deveria estar mais lá, e renovem o contrato com o Ministério da Saúde, coisa que já deveria ter ocorrido a partir de abril deste ano. E cobrem mais atenção da AWS porque ficou mal na fita também. Deveria ter cobrado mais cedo essa renovação e não ficado quietinha com a “parceira” Embratel.
*Resta saber quando o Datasus colocará tudo em funcionamento, depois dessa lambança.