Data center pode entrar na legislação de IA em debate na Câmara

Hoje foi mais um dia em que Data Center virou uma necessidade urgente para o Brasil. Até a Comissão Especial que irá analisar o PL 2338/23 do Senado, que regulamenta a Inteligência Artificial, já se propõe a discutir formas de inserir incentivos à construção de data center no Brasil e o aproveitamento da energia produzida com sobra para o Paraguai pela hidrelétrica de Itaipu, para viabilizar a criação dessa infraestrutura no Brasil.

A ideia foi anunciada pelo relator, deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB), após sua eleição para o cargo:

O relator se equivocou sobre as declarações dadas pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rúbio. Ele não falou sobre o Brasil aproveitar a energia de Itaipu. Ao contrário, defendeu que as big techs corram para o Paraguai para adquirir essa energia elétrica abundante.

“O Paraguai estava em um acordo de longo prazo com o Brasil, esse negócio agora expirou e eles estão tentando descobrir o que fazer com 50% de eletricidade gerada por energia hidrelétrica que não vão mais para o Brasil”, afirmou Rubio. E ele foi além, durante audiência no Senado norte-americano: “Alguém, se for inteligente, vai descer para o Paraguai e abrir uma indústria de IA”.