Coluna da segunda: Telebras em pé de guerra

Está prestes de ser anunciado oficialmente o nome do novo diretor de Governança e Relações com Investidores da Telebras, Luiz Fernando Ferreira Silva, que atualmente é o Chefe de Gabinete do presidente da empresa, Jarbas Valente. O nome não é bem visto pelos funcionários da estatal. Luiz Fernando é acusado de promover assédio moral dentro da empresa, já tendo colecionado uma série de desavenças com colegas de trabalho. Segundo esses funcionários, se for contrariado ele persegue o “adversário” enquanto puder. O nome dele já foi parar no sindicato dos trabalhadores em empresas de Telecomunicações para as devidas providências.

Colecionador de problemas

Não foi só na Telebras que Luiz Fernando Ferreira Silva andou aprontando. Na Anatel ele também teve problemas de relacionamento com outros colegas de trabalho. Sua passagem por lá não é bem lembrada. Nem lá e, segundo contam seus adversários, nem na União Internacional de Telecomunicações (UIT), onde ocupou função pelo governo brasileiro. Não há muita informação disponível sobre os problemas que enfrentou na UIT. Porém, Luiz Fernando é um caso raro de profissional que não teve o seu contrato de trabalho renovado pela instituição internacional. Não consta que outro brasileiro especialista em Telecomunicações tenha sido barrado pela direção da UIT em processo de renovação de contrato. Mistério!

O amigo de Juscelino

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também tem amigos complicados. Nomeou na última sexta-feira o advogado Marcus Vinícius Cunha Pinheiro, para trabalhar como o seu “Assessor Especial”. O advogado teve seus bens bloqueados pelo Judiciário do Maranhão a pedido do Ministério Público do Estado. Ele se meteu numa confusão com o ex-prefeito da cidade de Arame, Lima de Farias e o ex-procurador do Município, João Teixeira dos Santos. Sabe-se muito pouco sobre o caso e que fim levou ele. Mas aparentemente havia um esquema que homologava acordos judiciais fraudulentos para nomear candidatos excedentes de concursos públicos em 1997, 2001 e 2006 já expirados. Eles também são alvo de Denúncia criminal pelo MPMA. 

Boquinha para Bittar

Fotos Ivone Perez – Evento Pró Dilma Teatro – Casa Grande – Rio de Janeiro 18/10/10.Jorge Bittar

Já existem comentários na praça que a Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, está tentando emplacar no Conselho de Administração da Telebras o ex-deputado e presidente da empresa, Jorge Bittar. Para quem não se lembra, ele faz parte do trio muquirana – formado por Paulo Bernardo e Cezar Alvarez – grupo que atuou na Transição dos governos Bolsonaro/Lula acreditando que iria ser nomeado para mandar no Ministério das Comunicações, mas na última hora todos os três caíram de seus cavalos, quando Lula deu a pasta para Juscelino Filho do União Brasil. Bittar adora dar subsídios para empresas de telefonia; sua presença na Telebras será nociva para a empresa.

Dataprev

O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, decidiu trocar a Diretoria de Administração e Finanças da estatal. Sai Gilmar Queiroz (não é meu parente) e entra Walter Correa, ex-secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, na gestão de Miriam Belquior, durante o Governo Dilma Rousseff. Walter também trabalhou na Prefeitura de São Paulo quando Fernando Haddad foi prefeito. Neste terceiro Governo Lula só faz o “L” aquele que for bolsonarista ou do PT paulistano.

Pansera, o cubano

O Ministério da Ciência e Tecnologia autorizou a viagem do presidente da Finep, Celso Pansera, com tudo pago pelo contribuinte, entre os dias 30 de abril e 4 de maio. Para ele ir conhecer em Cuba a indústria de fármacos. Pansera foi a convite do Presidente do Grupo Empresarial de las Industrias Biotecnológica y Farmacéutica de Cuba (BioCubaFarma). Tenho certeza que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve estar louquinha para saber os detalhes sobre a indústria farmacêutica cubana. Pansera que capriche no relatório de viagem e não esqueça de trazer uma caixinha de charutos para o amigo Sérgio Rosa, do Datasus.

Quaquá em lua de mel

Coincidência ou não, no mesmo período que Celso Pansera visita a indústria farmacêutica de Cuba, sabe-se lá para quê ou, quem sabe, em busca de onde gastar o dinheiro do FNDCT sem ninguém ver; o padrinho e amigo deputado Whashington Quaquá (PT/RJ) também decidiu dar uma esticada com a família em Havana. Com direito a passeio de carro “choferado” pelo ator José de Abreu, que está gravando um filme em solo cubano.

*Arriba Quaquá!

Na cena do crime

A ministra da Gestão Esther Dweck e o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, já podem dizer que visitaram um data center premiado e certificado, porém ainda operando de forma ilegal. Ao darem uma passadinha pela regional do Cosme Velho (RJ) da Dataprev, onde fica um dos três data centers que a estatal possui, ambos estiveram conhecendo o mainframe da Unisys. Que desde o primeiro Governo Lula já deveria ter sido trocado por ordem do Ministério Público Federal. Mas por aqueles milagres que só a Administração Federal explica, continua por lá gerando custo e dependência tecnológica para a estatal.

PL das Fake News

Tem tudo para ser derrubado esta semana o PL 2.630, que institui a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, que acabou grosseiramente sendo chamado de “PL das Fake News”. Um absurdo, pois a lei seria um complemento do Marco Civil da Internet, que deveria continuar a ser a regulamentação da Internet brasileira. A coisa mais revoltante é que o substitutivo do deputado Orlando Silva (PCdoB) deverá ser derrubado em plenário tanto pela esquerda quanto pela direita. Isto porque, ambos os lados têm gente defendendo interesses que não confessam publicamente em apoio às plataformas de Internet, que não aceitam o projeto e ainda fazem campanha algorítmica contra todos os dias. Ganham dinheiro com Fake News e publicidade das bigtechs. Até veículos de imprensa que são pagos por essas empresas passam o dia espalhando desinformação sobre o projeto. O “PL das Fake News” pode morrer esta semana por causa de Fake News que gente bandida espalha diariamente nas redes sociais.