Brasil cresce 1,38% nos serviços de telecomunicações em 2024

De acordo com o Ministério das Comunicações, foram 346,9 milhões de acessos nos principais serviços de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TV por assinatura) em 2024 e representa um crescimento de 1,38% em relação a 2023. Os dados estão no Relatório Anual de Gestão 2024 da Anatel, vinculada ao MCOM.

O acesso à internet no Brasil alcançou 84,46% da população. Entre as ações que colaboram para esses números estão a liberação de todos os 5.570 municípios para a instalação do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, e a conclusão do 1º leilão reverso, que tem como objetivo levar telefonia móvel e internet a regiões sem cobertura.

Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, as ações da pasta têm contribuído para esse crescimento. “O ministério tem atuado de modo a levar conectividade para todos os cantos do país, a exemplo dos programas Norte e Nordeste Conectado, que visam expandir a infraestrutura de comunicação nessas regiões, por meio da instalação de redes de fibra óptica”, comentou.

*Fonte: Ministério das Comunicações.