O presidente do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mauricio Claver-Carone, confirmou as informações dadas por este site: o ministro das Comunicações e do Twitter, Fabio Faria, usou uma instituição séria para fazer marketing político, ao lado dos senadores, Flavio Bolsonaro e Ciro Nogueira.
Procurado para explicar o episódio, por meio de sua Assessoria de Imprensa o presidente do BID deixou claro que a instituição tem todo o interesse em ajudar no desenvolvimento do Brasil.
Mas ficou patente que os projetos citados por ele (inclusive com links de comunicados à imprensa), não guardam nenhuma relação com a notícia falsa dada pelo ministro.
Vejam a nota oficial do presidente do BID:
“O presidente do BID, Mauricio Claver-Carone, mantém um diálogo estreito com o governo brasileiro e está empenhado em alocar recursos e conhecimento para apoiar a transformação digital do país. Estamos canalizando nossos esforços para executar a linha de crédito Brasil Mais Digital, já aprovada e disponível para governos e PMEs no valor de US$ 1 bilhão, que também está disponível para projetos de conectividade na Amazônia brasileira. Além disso, dentro da Iniciativa Amazônia, recentemente anunciada pelo BID, os recursos serão direcionados para alavancar o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia na região. Em linha com a estratégia do Grupo BID para a recuperação da América Latina e do Caribe, Visão 2025, que tem a sustentabilidade e a transformação digital como pilares para contribuir com o país em seus esforços para retomar o crescimento, o Banco está avaliando recursos para a transformação digital no Brasil de acordo com suas necessidades”.
*Perfeito, agora temos um ministro da desinformação.