NVIDIA e SoftBank Group Corp. (SBG) anunciam um acordo que visa a compra da Arm Limited, em uma transação avaliada em US$ 40 bilhões. A negociação irá permitir a união da plataforma de computação de IA da NVIDIA Enterprise com o vasto ecossistema da Arm, que resulta na criação da principal empresa de computação para a era da inteligência artificial do mundo. Pelo acordo, a SoftBank terá uma participação na NVIDIA, que deve ser inferior a 10%.
“A IA é a força de tecnologia mais poderosa de nosso tempo e lançou uma nova onda de computação”, conta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Nos próximos anos, trilhões de computadores executando IA criarão uma IoT, que será milhares de vezes maior do que a IoT de hoje. Nossa combinação criará uma empresa fabulosamente posicionada para a era da IA”, destacou.
Segundo Huang, essa combinação “turbinará a capacidade de P&D da Arm e expandirá seu portfólio de IP com a tecnologia líder mundial de GPU e AI da NVIDIA Enterprise”.
A Arm permanecerá sediada em Cambridge. Será construído um centro de pesquisa de IA de classe mundial, apoiando o desenvolvimento em saúde, ciências biológicas, robótica, carros autônomos e outros campos. E, para atrair pesquisadores e cientistas do Reino Unido e de todo o mundo para realizar um trabalho inovador, a NVIDIA Enterprise construirá um supercomputador de IA de última geração, equipado com CPUs Arm. “O Arm Cambridge será um centro de tecnologia de classe mundial”, complementa Huang.