AGORA VAI!

A diretoria da ANPD decidiu, entre uma “live” e outra, simplificar a vida e os problemas de dona Maria, lá da Penha, com relação à proteção dos seus dados. E criou um “fluxograma” (adorei a casinha), para explicar como ela deve apresentar uma “petição de titular” para obter informações dos seus dados. O último “fluxograma” que eu vi tão bacana assim foi no meu tempo de Colégio Militar no Rio de Janeiro. Sou até capaz de adivinhar qual dos três diretores verde-oliva criou essa pérola.


Mas eu tenho algumas dúvidas. Ainda que dona Maria saiba que ostenta o cargo de “titular” e pode “peticionar” alguma coisa, resta saber se ela sabe para que serve um “controlador”. (não sei se ela vai entender a imagem do caneco)
Mas eu estou sendo exagerado demais. A própria ANPD esclarece que essa dúvida dona Maria pode facilmente tirar com uma leiturinha básica da LGPD – esperando que ela não confunda tal sigla com a marca de algum Liquidificador.
Olha, não querendo ser chato, mas já sendo, se dona Maria me procurar pedindo conselhos, juro que vou recomendar para ela procurar a Juliana Oliveira Domingues na página do Consumidor.

*Lá não tem um fluxograma tão bacana, mas funciona.