Gente! De onde vocês tiraram a ideia de que eu esteja dizendo que a Anatel excluiu os chineses da futura rede 5G? Tá certo, não fiz um título brilhante, mas se lerem verão que o texto não casa com ele.
O que eu escrevi à respeito foi, que a Anatel impediu que as operadoras façam um upgrade na sua rede 4G e crie o que elas já vem oferecendo que é o “5G DSS” – uma espécie de Ferrari com motor de Chevette.
A Anatel não obrigou as operadoras a não comprar equipamentos Huawei para a sua futura rede. Isso será problema delas.
O que a Anatel impediu foi que as operadoras façam um upgrade na rede 4G, cuja maior parte dos equipamentos delas é Huawei, e saiam vendendo – a preços de 5G – um serviço que não oferecerão plenamente, como no 5G standalone. Este, sim, é o 5G com todos os benefícios que a nova tecnologia dispõe.
O que as teles querem é malandramente fazer no 5G o que fizeram no 4G. Te cobrar por um serviço que não garantem na maior parte do dia. Muitas vezes o sinal está numa rede inferior (3G, por exemplo). Outra malandragem: um eventual upgrade na rede 4G, poderia ser interpretado como cumprimento de compromisso de abrangência no 5G.
Deu ruim.
*Olha, a meu ver Anatel não levou em conta os chineses na sua decisão. O que ela decidiu foi não apoiar as empresas a venderem gato por lebre.