

Com 34 anos de experiência no mercado de TI de Brasília, a Memora Processos Inovadores S/A recebeu o Prêmio SINFOR 2025 como “Empresa Destaque” no segmento de TI, durante o evento Brasília + TI. A premiação acontece anualmente e reconhece e valoriza iniciativas de sucesso no setor de Tecnologia da Informação. Uma banca de especialistas avalia as candidaturas com base em critérios como inovação tecnológica e escalabilidade, e os vencedores são anunciados em um evento do setor que, neste ano aconteceu no Brasília + TI.
Na premiação, representaram a Memora, além do CEO Jeovani Salomão (foto), os sócios Luciana Barbosa, Jairo Carvalho, Marcos Paiva e Pedro da Ros. Este prêmio é, sem dúvida, um grande reconhecimento da empresa, mostrando a força e o seu importante papel no cenário de empresas de TI do DF e Nacional. A Memora tem uma característica diferente sobre as demais grandes empresa de tecnologia da capital Federal. Não é destaque somente por se tratar de uma empresa que obtenha grandes resultados por serviços prestados no mercado. Ela se diferencia como empresa que cuida e se preocupa com as pessoas.
Esse lado humanista da Memora se traduz na figura do CEO, Jeovani Salomão, autor de livros como “O Futuro é analógico” e “Na Velocidade da Tecnologia”. No primeiro livro, Jeovani faz o leitor refletir sobre o valor das relações humanas, especialmente num mundo onde a invasão das inovações no cotidiano pode representar uma oportunidade ou um revés para os convívios sociais. Já no livro: “Na Velocidade da Tecnologia”, o presidente da Memora convida os leitores a refletirem sobre a importância e o caminho irreversível da tecnologia e da inovação na sociedade.
Foi com base nesses princípios que Jeovani também levou a Memora consecutivamente, desde 2021, a estar dentre o rol das empresas com título de “Melhor Empresa para Trabalhar” (GPTW) – alcançando a nota 90 e permanecendo acima da média das empresas certificadas. “Isso só reafirma nosso compromisso em ser um excelente lugar para trabalhar e em cuidar das pessoas que fazem parte dessa jornada”, informa com orgulho o CEO da empresa.
O Prêmio Sinfor de TI tem como objetivo valorizar, incentivar e reconhecer talentos, produtos, serviços e soluções inovadoras desenvolvidas no Distrito Federal. Em sua 14ª edição, o prêmio reforçou a importância da criatividade e da tecnologia na construção de uma cidade inovadora, alinhada à visão transformadora que marcou a criação de Brasília.
Durante a cerimônia, a deputada distrital Jane Klebia destacou o papel estratégico do setor para a economia: “Esse evento demonstra o tanto que o Sinfor é capaz de capitanear essa e mais atividades. Tenho acompanhado a maturidade desse prêmio e, como representante do legislativo, devo destacar que temos o desafio de mudar a crise econômica. Tenho certeza que o setor de CT&I irá produzir riquezas para Brasília. Para que sejamos protagonistas em todos os processos, precisamos aplicar a ciência, tecnologia e inovação em todos os processos.”
Para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Leonardo Reisman, inovação é um esforço coletivo: “Inovação não se faz de forma isolada, mas se constrói de forma coletiva. É preciso reconhecer a universidade, o setor produtivo e ter diálogo com o governo. O Brasília + TI não é projeto de governo, é projeto de estado. Tenho muito orgulho de Brasília, uma cidade que ganhou o ranking de melhor cidade para os nômades digitais.”
O chefe de gabinete da presidência do BioTIC, Ricardo Bittencourt, reforçou a importância do evento para a soberania tecnológica: “Estamos discutindo a dependência tecnológica e soberania brasileira. Esse evento nos apresenta pesquisadores e empresários que irão se reencontrar no parque tecnológico de Brasília, o BioTIC. Já cumpriu sua missão e continuará cumprindo na medida que veremos esses jovens desenvolvedores entregando à sociedade o que se espera deles.”
Na visão do diretor regional do Sistema FIBRA, Marco Secco, a base da transformação está na educação: “A mudança está centrada no conceito da educação. Procuramos trazer elementos para que nossos jovens tenham base para crescer. Quando olhamos para a realidade do setor de TI no DF, ele extrapola as expectativas. Como representantes da indústria, ficamos muito felizes em contribuir com essas iniciativas.”
Por fim, Carlos Jacobino, presidente do Sinfor, ressaltou a credibilidade do processo: “Esse prêmio entrega um trabalho coletivo. Todas as pessoas homenageadas contribuíram para que tenhamos uma cidade maior e melhor. O processo de seleção é rigoroso: os avaliadores não sabem quem são os outros avaliadores, nem eu sabia quem eram os premiados. Tivemos dezenas de empresas inscritas e uma comissão específica para avaliar as personalidades, que foram votadas. Vamos ver uma demonstração clara de empresas e startups que realmente fizeram a diferença.”
Categorias e premiados
- Destaque em gestão e governança tecnológica: AtomTech
- Destaque em impacto social e sustentabilidade: ISG Participações S.A.
- Destaque em tecnologias emergentes: Estudologia
- Inovação de produto ou serviço: smuPweb
- Startup revelação em TI: Br.ino – Robótica Educacional
- Destaque geral – empresa de TI: Memora Processos Inovadores S/A
Homenageados
- Entidade amiga da TI: ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software)
- Personalidade amiga da TI: Eduardo Telles Palmeira
- Autoridade do governo distrital: Leonardo Reisman, presidente da FAP-DF
- Personalidade destaque em educação tech no DF: Marco Secco, do SENAI
- Patrocinador destaque no Brasília + TI: Sebrae Nacional
- Destaque coordenação geral da robótica: João Victor – Robótica