
A partir de agora, as mais de 21,5 milhões de pessoas que já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) não precisarão abrir um chamado para migrar a funcionalidade quando trocar o dispositivo móvel. Anteriormente, quem trocava de celular perdia o acesso à Conta GOV.BR porque não conseguia gerar o código de autenticação no novo aparelho. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta quarta-feira (12/3), uma nova funcionalidade para simplificar o uso da verificação em duas etapas do GOV.BR.
“Esta nova funcionalidade, que é muito importante para garantir a segurança da conta GOV.BR, só foi possível porque a convergência entre a CIN e o GOV.BR possibilita uma identificação inequívoca dos usuários”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Nossa tarefa é simplificar o uso dessas ferramentas, pois estamos sempre pensando em como facilitar a vida dos mais de 165 milhões de usuários da plataforma”, complementou Mascarenhas.
Para utilizar, a pessoa precisará ter seu documento físico em mãos, pois será necessário ler o QR Code da CIN usando o aplicativo do GOV.BR, que deve estar atualizado. Após a leitura do código, será necessário fazer um novo reconhecimento facial para confirmar a sua identidade. “Para este processo, é possível usar a câmera traseira do seu dispositivo caso seja necessário a ajuda de um terceiro”, acrescentou Mascarenhas.
Ao final desse processo, será necessário também confirmar um código enviado para o seu e-mail. Caso não tenha acesso ao e-mail cadastrado na conta, o código poderá ser enviado por SMS para o telefone cadastrado. Se a pessoa não tiver sucesso utilizando a CIN, ainda será possível registrar uma solicitação no formulário de atendimento.
Controle de acesso
Outra novidade voltada para a segurança do GOV.BR é o controle de métodos de acesso, que está disponível somente no uso por computadores. Desta forma, a pessoa poderá definir como fará a autenticação na sua conta GOV.BR, optando por deixar habilitado, por exemplo, via um banco específico ou por certificado digital ou ainda por CPF e senha.
Segundo Mascarenhas, caso a pessoa não tenha uma conta em alguns dos bancos credenciados, não existe necessidade de manter todas as opções disponíveis. Além disso, se o usuário não tem um certificado digital, não precisa ter essa opção disponível em sua conta. “Assim, o usuário escolhe quais opções vão estar disponíveis e quais vão estar bloqueadas no momento do seu acesso à conta GOV.BR ou durante a recuperação de sua senha”, explicou o secretário.
Para utilizar esse recurso, é necessário estar com a verificação em duas etapas habilitada na sua conta. Em caso de dúvidas sobre o GOV.BR, acesse gov.br/conta.
Fonte: Imprensa da SGD.