Lula discute com ministros reação brasileira à decisão da Meta

O presidente Lula se reúne às 10 horas no Palácio do Planalto com ministros e secretários, para discutir que reação o governo brasileiro poderá adotar em relação à decisão da Meta de desativar o serviço de checagem independente no Facebook e Instagram. Medida que vale apenas para os EUA, mas poderá se estender para outros países. Ontem o presidente já havia anunciado a disposição de ter o encontro governamental, após declarar que considera “grave” a questão e que ela envolveria a soberania dos países.

“Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha mesma responsabilidade de um cara que cometa um crime na imprensa escrita. É como se um cidadão pudesse ser punido porque ele faz uma coisa na vida real e pudesse não ser punido porque ele faz a mesma coisa na digital”, comentou.

“O que nós queremos, na verdade, é que cada país tenha sua soberania resguardada. Não pode um cidadão, não pode dois cidadãos, não pode três cidadãos acharem que podem ferir a soberania de uma nação”, afirmou o presidente, quando visitou a galeria de ex-presidentes que fica no térreo do Palácio do Planalto, reinaugurada há poucos meses.

*Com informações da Agência Brasil. Foto: José Cruz, Agência Brasil.