Minha amiga, colega de profissão e Doutora em Ciência da Informação, Mestra em Comunicacão, e professora da UnB (Universidade de Brasília), Márcia Marques, estará logo mais às 19 horas lançando o seu livro “Ciberfeminismo, redes e espaços de poder” – pela editora Veneta. Quem estiver em Brasília e puder comparecer será muito bem recebido por ela, pois Márcia sempre foi uma pessoa cativante.
O trabalho dela é fruto de pesquisa feita com a rede Feministas Brasileiras no Uruguai. Por conta da pandemia, o estudo foi feito parte em Montevidéu e parte em Brasília, com a análise dos dados resultantes da troca de mensagens entre essas mulheres em grupo no Facebook pelo período de dois anos.
Muitas destas mulheres, que se identificam como feministas, migraram para o Uruguai depois do golpe contra Dilma Rousseff, em 2016 no Brasil. Por conta de mentiras publicadas contra a vereadora Marielle Franco, assassinada de forma brutal no Rio de Janeiro em 2018, elas romperam com o grupo misto de que faziam parte e criaram o grupo no Facebook, observado neste estudo.
O grupo é o fio condutor para mostrar a complexidade das redes, que traz, além do resultado desta observação, dois ensaios – sobre a organização das mulheres em rede e sobre a complexidade para aprender/ensinar neste novo contexto. Traz também um texto para falar sobre os principais conceitos que envolvem a vida em rede.
Local: Quadra 107 Norte – Beirute.
Hora: 19 horas.