O presidente da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Coronel Waldemar Golçalves Ortunho, já está preparando a mala para mais uma viagem de “trabalho” no exterior, que será realizada entre os dias 12 a 18 de novembro. Ele estará participando neste período do “IAPP Europe Data Protection Congress 2022”, a realizar-se na cidade de Bruxelas, Bélgica. Com tudo pago pelo contribuinte, que não tem a menor ideia do que Waldemar fará naquele país.
Será a sexta viagem do coronel este ano para participar de eventos que não tem a menor relevância para uma autarquia com poucos resultados para mostrar. Na justificativa para a viagem de novembro à Bélgica a alegação é de que ele participará de “reuniões técnicas e protocolares”.
Waldemar Ortunho já esteve este ano na cidade de Montevidéu, no Uruguai, no período de 20 a 22 de outubro, onde participou do evento “DigiEcon 2022”. Resultado? A ANPD fica devendo.
O presidente da ANPD também participou de mais quatro viagens nos meses de fevereiro, abril e maio deste ano.
Em fevereiro ele e mais uma penca de integrantes do governo estiveram presentes no “GSMA, MWC (Mobile World Congress)” em Barcelona, Espanha, no período de 26 de fevereiro a 5 de março. Decisões? Só a Anatel, que foi à trabalho, tinha para anunciar. No caso de Waldemar Ortunho essa viagem serviu apenas para ele fazer uma “visita institucional à Autoridade Espanhola de Proteção de Dados”.
Em abril foram mais duas viagens. Desta vez ele participou primeiro do Privacy Symposium 2022, realizado na cidade de Veneza, na Itália, no período de 3 a 8 de abril. Depois atravessou o Atlântico, mas não de volta para casa. O coronel ainda deu uma esticadinha em Washington D.C; onde participou da edição norte-americana do “IAPP Global Privacy Summit 2022”, no período de 9 a 14 de abril.
Em maio deste ano Waldemar Ortunho já esteve em Bruxelas, na Bélgica, para onde voltará agora em novembro. Ele esteve no evento “Computers, Privacy & Data Protection – CPDP 2022”, além de ter participado de “reuniões técnicas e protocolares”, no período de 21 a 27 de maio.
*Em cada viagem de Waldemar, técnicos acabam sendo destacados para trabalhar, já que o presidente da ANPD não tem muita intimidade com esse assunto. (imagem EBC).