A operadora Claro foi apontada pelo Speedtest Global Index, da Ookla, como a mais rápida em prover a conexão com a Internet no Brasil. No estudo feito com as principais operadoras móveis brasileiras, ela apresentou a melhor velocidade mediana de download (31,93 Mbps). Vivo ficou em segundo lugar com 20,76 Mbps; Tim na terceira posição (19,44 Mbps) e na lanterna a Oi (12,67 Mbps).
Entretanto no comparativo de medianas de velocidades com outros países o Brasil fica na 80ª posição, num ranking de 138 nações. A Noruega ocupa a posição de liderança com a Internet móvel mais rápida do mundo (126,96 MBps).
Na latência (tempo que um pacote de dados percorre de um ponto a outro), a operadora Claro apresentou uma resposta de 27 ms (milissegundos). Perdeu para a TIM que ocupou a liderança com 25 ms. A terceira colocação é da Vivo (28 ms), enquanto que a Oi novamente ficou na lanterna com 33 ms.
Fixa
Na banda larga fixa o Brasil apresenta um desempenho melhor, ocupando a 32ª posição no ranking de 182 países com uma velocidade mediana de 93,5 Mbps. Porém, perde feito para o “vizinho” Chile (que não faz fronteira) e ocupa a liderança com uma taxa de transmissão 213,73 Mbps (mediana).
*O relatório da Ookla pode ser acessado no link abaixo:
https://www.speedtest.net/global-index/brazil?mobile#market-analysis