A Serasa Experian, realizou em março deste ano uma pesquisa inédita, para conferir o grau de conhecimento do brasileiro em relação à Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais. E descobriu que, num universo de 100 brasileiros, setenta nunca ouviram falar da nova legislação.
Pelos dados da pesquisa 75% desconhecem ou conhecem muito pouco sobre a LGPDP, que entrará em vigor no país em agosto de 2020 e passará a estabelecer princípios, direitos e deveres a serem considerados no tratamento de dados pessoais de consumidores e usuários de serviços.
A Serasa entrevistou 1.564 consumidores de todo o Brasil no mês de março e constatou que o país está na contramão de outros onde já existe lei semelhante de proteção de dados. No Reino Unido, por exemplo, seis em cada 10 pessoas afirmaram estar totalmente ou parcialmente cientes sobre a General Data Protection Regulation (GDPR), legislação que deu origem a norma brasileira.
O desinteresse talvez esteja no fato de que 62% dos entrevistados disseram que nunca tiveram problemas com o vazamento de seus dados pessoais. Apenas 13% apontaram problemas com dados indevidamente expostos, por conta de sites hackeados ou quando foram vítimas de fraude.
Outro dado importante na pesquisa é a confiança do consumidor na marca no momento de fornecer informações. De acordo com a pesquisa, 63% afirmam que forneceriam os seus dados desde quem acreditassem em uma marca ou mesmo em um determinado site na internet. No Reino Unido, esse índice foi de 57,5%.
Para o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi fundamental seria as empresas além de concentrarem esforços para assegurar a proteção e a qualidade dos dados de seus consumidores, também usar de meios para ampliar o conhecimento dos usuários e clientes. “A Lei vai agregar a essa gestão e como esse tipo de informação pode ser aplicado em prol da evolução do relacionamento e do atendimento”, afirmou.