Ontem o ministro das Comunicações e do Twitter, Fabio Faria, fez uma visitinha ao relator do Edital do Leilão do 5G, no Tribunal de Contas da União, o ministro Raimundo Carreiro.
E levou todo alto comando da Anatel, com destaque para o conselheiro e relator, Carlos Baigorri (primeiro à esquerda da foto) e o presidente da agência, Leonardo Euler de Moraes (ao lado do ministro à direita da foto).
O encontro serviu para Fabio reforçar o pedido para o TCU desencalhar logo o parecer e colocá-lo em votação no plenário da Corte de Contas.
O Edital continua na área técnica, que torce o nariz para a proposta da Anatel. Os técnicos continuam achando que o Edital ainda não está claro quanto a alguns pontos, sobretudo, em relação ao uso de recursos arrecadados com o leilão das frequências, para criação de uma rede privativa pelo governo. Ainda mais se o dinheiro ficar nas mãos de um ente privado.
O pedido de Fabio Faria teve justamente o objetivo de tentar fazer com que o ministro Carreiro interceda à favor do governo e mande o processo ser concluído pelos técnicos o mais breve possível.
*O único resultado prático do encontro foi o ministro do TCU mandar servir uma rodada de café para acalmar a turma.