Convém ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, (@Paulo_Bernardo) conversar com o seu “ministro da Inclusão Digital, Cezar Alvarez”, sobre a futura secretaria a ser criada para gerir Telecentros e Gesac, a rede de Governo Eletrônico.
Essa nova secretaria tem tudo para se transformar numa caçamba de pepinos para o futuro ocupante. E não são poucos.
Por exemplo: O Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) funciona meia-boca. Embora o contrato prevê uma banda de 100 Mbps, ela só roda em diversos casos com apenas 6% da velocidade nominal. O contrato prevê essa redução.
E ainda por cima, os parcos 6% de velocidade oferecidas têm de ser dividida com 12 estações de trabalho previstas em cada telecentro. Ou seja: Até uma tartaruga conseguiria ser mais veloz que esses Telecentros do Gesac.
Outro pepino: De um total de 3.500 telecentros do Gesac, apenas 1.300 estão sendo devidamente monitorados. Por coincidência ou não, aqueles que operam com uma banda contratada fora do programa, diretamente com as teles.
Alguém teria de explicar também o que faz a Embratel nesses casos, já que opera a rede do Gesac e ganha uma baba por isso.
* E agora eu vou almoçar. Tô de férias cacete. Eu mereço!!!