Conseguir um cargo de dirigente no Departamento de Informática do SUS (Datasus) é fácil. Difícil é mante-lo por muito tempo. Em apenas um ano e oito meses de Governo Lula, o órgão vinculado ao Ministério da Saúde já trocou duas vezes o seu principal cargo de direção. Acaba de sair o então diretor José Eduardo Bueno de Oliveira, para entrar a primeira mulher que irá comandar o Datasus em 33 anos de história: a doutora Paula Xavier dos Santos, servidora pública, gestora e pesquisadora há mais de 25 anos no campo da Informação em Saúde (foto), segundo informou nas redes sociais a Secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, a promotora da mudança.
Bueno caiu para cima. Acabou sendo nomeado para ocupar um cargo de “Diretor de Programa”, seja lá o que isso signifique lá dentro da estrutura da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.
Curiosamente a saída de Bueno, que já estava acertada há mais de um mês, não ganhou uma linha sequer de agradecimentos da secretária Ana Estela Haddad. Ela simplesmente ignorou a passagem de Bueno pelo Datasus, fazendo um textão em homenagem à doutora Paula Xavier.
Isso aumenta as fofocas que correm dentro do governo, de que não tem vida fácil aqueles que têm de lidar diariamente com Ana Estela na estrutura da Secretaria de Informação e Saúde Digital.
A nomeação foi publicada no dia 11 de setembro, mas somente hoje Ana Estela foi para o LinkedIn anunciar a nova diretora do Datasus, destacando que a escolha “fortalece ainda mais a gestão da saúde digital no Brasil”.
*A Conferir.