Questão de prioridades

No Diário Oficial da União de hoje (22), saiu um corte orçamentário em determinadas áreas do governo, para compensar a suplementação de verbas em outras. A anulação de dotações orçamentárias para cumprir esse objetivo foi num total de R$ 503.3 milhões.

Dentre os órgãos que sofreram cortes destaca-se na área de tecnologia do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que acabou de perder R$ 2,3 milhões. O dinheio deveria ser aplicado na “gestão dos sistemas da Carteira de Identidade Nacional – CIN”, na “Certificação Digital da infraestrutura de Chaves Públicas” e na “Assinatura Gov.BR”.

O dinheiro, que não será aplicado nessas funções, acabou sendo repassado para outras áreas consideradas “mais urgentes” pelo Ministério do Planejamento. Como, por exemplo, a “Ajuda de Custo para Moradia de Agentes Públicos Nacional”, destinado aos “barnabés” que trabalham no governo, mas não querem pagar aluguel do próprio bolso.

Vários cortes como o do ITI favorecerão outros ministérios que precisam pagar o aluguel da turminha aboletada no governo. Entre eles os que desembarcaram no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que acabou ganhando a maior fatia dessa suplementação: R$ 2,1 milhões. Quase o mesmo valor perdido pelo ITI, que por essas coincidências da vida está vinculado à pasta da ministra Esther Dweck.

*Segue o jogo.