A empresa que faz o processamento de dados para a Prefeitura de Porto Alegre (RS), fechou um acordo com o Serpro para migrar suas bases de dados para o data center da estatal federal em São Paulo. O anúncio foi feito pelo presidente do Serpro, Alexandre Amorim, num vídeo promocional.
Diferentemente da Procergs, que presta serviços ao Governo do Rio Grande do Sul e não tinha redundância, a Procempa apenas está sendo precavida. A estatal da prefeitura não teve seu principal centro de dados atingido pela enchente do Guaíba, pois essa unidade está em local alto na empresa.
O motivo da migração para o Serpro é que a Procempa desligou o seu segundo data center, que fazia a redundância. Houve o alagamento da sede Ipiranga, causado pelo desligamento de casas de bombas, razão pela qual, a empresa acabou fazendo o desligamento para preservar preventivamente o quadro elétrico do prédio e o Centro Integrado de Comando (CEIC).
“O principal Datacenter (DC1) da companhia está seguro, por estar situado em local alto e com abastecimento de energia garantido por gerador. Desta forma, está assegurada a proteção dos dados e o funcionamento de todos os sistemas, bem como o de aplicações e serviços públicos essenciais da Prefeitura de Porto Alegre”, informou a empresa.
Enquanto isso, é esperada para esta quarta-feira uma reunião da direção da Procergs com a diretoria do Serpro e possivelmente da Dataprev, quando será discutido o apoio das estatais federais à empresa pública do governo riograndense.
*Foto: PMPA