Em live descontraída com representantes do setor de Telecomunicações e de Radiodifusão, promovida pelo deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), o presidente da Anatel, Leonardo Euler, foi taxativo. O Congresso Nacional precisará se debruçar na questão da redução da carga tributária do setor de Telecomunicações, como forma de estimular o desenvolvimento da Tecnologia 5G no Brasil e no barateamento do seu custo para a população.
Em outra frente, Leonardo espera que o legislativo destrave o uso do FUST – Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, que desde a privatização tem sido utilizado apenas para o governo realizar superávit primário, quando sua proposta original era alavancar o desenvolvimento do setor.
Já o Vice-presidente de Relações Institucionais da Claro, Fabio Andrade, manifestou sua preocupação com a necessidade de se ter mais tempo para análises de interferência do sinal 5G com as parabólicas, cujos testes de campo foram interrompidos após o início da pandemia do Covid-19. Além disso, lembrou o custo da implantação das antenas 5G no Brasil, que demandarão um esforço enorme das empresas.
Assistam a live: