Mesmo com o presidente Lula mandando oficialmente uma mensagem para o novo presidente da Argentina, Javier Milei, lhe dando parabéns pela vitória eleitoral e sinalizando a vontade do governo brasileiro de manter boas relações com o vizinho, parece que os demais integrantes do seu próprio governo ainda não entenderam o significado disso.
Foram para as redes sociais emitir declarações políticas, sem prestar a atenção ao fato de que, por serem integrantes do governo brasileiro, suas declarações colocam a diplomacia brasileira em apuros. E a depender do peso político da personagem que se manifesta isso pode agravar as relações bilaterais do Brasil com a Argentina.
Foi o caso por exemplo da Secretária Nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Hadadd, que na plataforma “X” (antigo Twitter), expôs a sua insatisfação com o resultado eleitoral na Argentina. A secretária parece que não entendeu que é uma figura pública, mulher do ministro da Fazenda; que sua opinião política poderá afetar o futuro das relações comerciais com o país vizinho. Sem levar em conta as questões de Saúde pública que guardem futuras ações conjuntas entre os dois países.
*A Comunicação deste governo está de parabéns!