Lançado em novembro de 2020 o Pix já respondia por 72% dos pagamentos feitos pelos usuários que compraram pela Internet, independentemente da condição social. Foi o que apontou a pesquisa realizada pela Quaest a pedido do Cetic.br, feita com 5.532 pessoas em todo o país, com idades que variam de 15 anos ou mais. As entrevistas foram on-line e realizadas entre 5 a 30 de julho de 2021.
“Em meados de 2021, ele já havia se tornado o segundo meio de pagamento mais usado para realizar compras virtuais, quase empatando com o primeiro, o cartão de crédito. E isso aconteceu em todas as classes sociais”, afirma o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa.
Na pesquisa, o coordenador, Fábio Storino, mostrou que também do universo de 51% dos entrevistados que responderam terem comprado bens ou serviços pela Internet, 81% estavam nas classes “A e B” e foram os responsáveis por 70% das compras pagas por cartão de crédito. Enquanto que apenas 30% das classes “D e E” que compraram na Internet optaram pelo Pix, o que ajudou na democratização desta forma de pagamento.