A 4ª edição do Painel TIC COVID-19, foi lançada nesta terça-feira (5) e apresentada à imprensa. A pesquisa foi realizada com 5.532 pessoas em todo o país, com idades que variam de 15 anos ou mais. As entrevistas foram on-line realizadas pela Quaest Pesquisa entre 5 a 30 de julho de 2021.
Enquanto entre os usuários das classes “A e B” o principal dispositivo usado para trabalhar remotamente foi o computador, o telefone celular foi o mais adotado nas classes “D e E”.
Em 2021 foi possível observar um movimento de retorno à modalidade presencial entre aqueles que haviam realizado Teletrabalho anteriormente.
O levantamento revelou, também, que os usuários de Internet que trabalharam por intermédio de aplicativos enfrentaram diferentes condições de acesso à Internet para trabalhar. Nessa categoria estavam incluídos tanto os usuários que trabalharam como motoristas e entregadores, quanto aqueles que venderam pela Internet.
“Entre os motoristas e entregadores, 68% encontraram dificuldades de conectividade para a realização de suas atividades, como circulação em áreas sem cobertura ou o esgotamento do pacote de dados. Proporção similar (71%) desses usuários afirmou ter adotado estratégias de enfrentamento, como a mudança de plano ou de operadora ou a aquisição de um segundo chip ou, ainda, contou com o apoio da empresa para conseguir usar a Internet pelo celular no trabalho”, relata Fabio Storino, coordenador da pesquisa no CETIC.br|NIC.br.