Obstrução bolsonarista atrapalha rejeição da proposta de extinção da Ceitec

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovações, iria rejeitar o projeto de decreto legislativo 397/23, de autoria do deputado Rodrigo Valadares, do União Brasil de Sergipe, que pedia a revogação do decreto do presidente Lula que tirou a Ceitec do processo de dissolução societária. (a reportagem completa você pode ler em: https://capitaldigital.com.br/ceitec-volta-a-correr-risco-de-extincao/).

Mas por pressão bolsonarista, que vem fazendo obstrução em favor da votação da anistia aos responsáveis pela tentativa de golpe do 8 de janeiro, foi concedido de última hora um pedido de vistas ao deputado Cabo Gilberto Silva PL-PB, que na comissão vinha comandando a obstrução.

Com isso, ficou para a próxima sessão a votação do PDL 397/23, embora a tendência seja pela rejeição dele, já que o parecer do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) pede que a matéria seja arquivada. Lippi entende que não cabe ao Legislativo sustar decisões que são de competência exclusiva do Poder Executivo, conforme determina a Constituição.