Novo app preserva meio ambiente no Brasil, com redução da impressão de cupom fiscal

Varejistas e consumidores atentos e preocupados com os recursos e soluções que ajudem a preservar o meio ambiente agora têm mais um incentivo a celebrar e um novo aplicativo para baixar: o Cupom Verde. É a primeira carteira digital do mercado brasileiro, que permite ao consumidor armazenar e organizar todos os cupons fiscais recebidos. Além de ajudar na conciliação de gastos de forma simples, rápida e gratuita, a expectativa é promover uma drástica redução nos 20 bilhões de cupons que são impressos no Brasil.

A Startup Cupom Verde faz parte do programa de parcerias e é impulsionada pela Rede – empresa de meios de pagamentos do Itaú-Unibanco. O projeto foi apresentado por meio de um dos sócios, Gabriel Vilela Junqueira, e rapidamente despertou o interesse da Rede. Ao todo, foram 10 meses dentre os processos de cocriação, implementação e testes com usuários. “Essa iniciativa inovadora é forte aliada do compromisso do grupo de trabalhar com mais ecoeficiência, com adoção de boas práticas na nossa cadeia de valor e foco na melhoria da performance ambiental”, diz Angelo Russomanno, diretor de Negócios na Rede Itaú.

O Cupom Verde tem como missão neutralizar o impacto negativo que a produção de papel térmico, presente nos cupons fiscais, causa ao meio ambiente. E para mudar esse cenário, assumiu o compromisso de plantar uma árvore para cada outra que for preservada, ou seja, em média, a cada 70 mil comprovantes fiscais armazenados no app Cupom Verde, uma árvore será plantada. “A ideia é incentivar o uso de um aplicativo simples e intuitivo que engaje consumidores e varejistas a colaborar com o meio ambiente e ajude a promover a consciência ambiental coletiva”, complementa o diretor.

O papel térmico do cupom fiscal é revestido pelo bisfenol A (BPA), uma substância química que, além de não ser reciclável, é extremamente tóxica e prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.

Com o Cupom Verde, os consumidores têm a oportunidade de contribuir de forma ativa para a redução dos impactos negativos causados ao meio ambiente. Aliada à proposta ambiental, soma-se a praticidade de armazenar e ter o backup de seus comprovantes fiscais para eventuais trocas, devoluções e garantias, e consultá-los de maneira simples e segura. Isso porque, por serem digitais, os cupons não correm o risco de desbotar/esmaecer ou de o consumidor o perder. Além disso, é possível manter o orçamento e a gestão financeira em dia, controlando os gastos direto no app.

Cada usuário terá direito a criar uma única conta utilizando o CPF e, após isso, basta pedir o “Cupom verde” no momento de finalizar suas compras em estabelecimentos parceiros.

O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para download via Google Play e Apple Store.

Já os varejistas, além de contribuírem para a construção de um mundo mais sustentável, minimizando os impactos negativos causados ao meio ambiente, têm a oportunidade de atuar com marketing positivo, através dos indicadores que o Cupom Verde disponibilizará. Além da redução de custos considerável com a aquisição de bobinas de papel térmico de cupom fiscal.

Para ser um parceiro Cupom Verde, é simples, fácil e a integração é totalmente gratuita.

A solução já está disponível para integração junto às empresas de software que fornecem seus sistemas de gestão empresarial a estabelecimentos. Basta verificar se a automação comercial já está habilitada ou solicitar direto no site do Cupom Verde, através do endereço www.cupomverde.com.br.

O Cupom Verde já está disponível para utilização nos estabelecimentos nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. E não para por aí, a solução está seguindo um cronograma de expansão nacional.

*Fonte: Comunicação Corporativa Itaú-Unibanco.