MCOM garante que conectou mais escolas com o WiFi Brasil

Recebi essa Nota Oficial do Ministério das Comunicações e publico na íntegra:

Nota Oficial

Em decorrência da publicação “WiFi Brasil garante discurso político de Fabio Faria, mas alguns números dele não conferem”, feita pelo canal Capital Digital, e considerando algumas incorreções da notícia, o Ministério das Comunicações (MCom) informa que:

1. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis de forma transparente para consulta na página oficial do Ministério das Comunicações), no quadro PANORAMA GERAL (https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/wi-fi-brasil).

2. O Programa Wi-Fi Brasil alcança hoje 14.103 pontos instalados no país, distribuídos em 3.016 municípios brasileiros, levando internet banda larga, com alta velocidade, de forma inteiramente gratuita à população.

3. Do total de pontos de internet, 11.031 estão na área rural, o que corresponde a 78,2%. Os dados confirmam a orientação prioritária do MCom para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, em locais não atendidos por prestadora de serviço de internet.

4. Entre os pontos instalados estão 10.009 estabelecimentos de ensino. Grande parte está cadastrada na base de dados com nomes diferentes de “escola”. Por exemplo: Agência Formadora Estadual Gregorio Bezerra (em Panelas/PE); Aparecida Nossa Senhora E.E.I.E.F (em Jardim/CE); Ariosto Ribeiro Persicano Prof (em Amparo/SP); Assentamento Santa Clara (em Mirante do Paranapanema/SP); Argemiro L. de Lima C.E. do C. Prof. E.F.M. (em São João do Triunfo/PR). A busca primária na base de dados, feita apenas pela tipologia, não contabiliza corretamente as informações. Todavia, neste caso, os pontos são devidamente agrupados no campo ESCOLA porque são, de fato, unidades de ensino. Assim, os dados mencionados acima constam das informações fornecidas pela pasta, mas foram filtradas e agrupadas incorretamente na construção da notícia.

5. O Wi-Fi Brasil também está presente em 756 unidades de saúde; 631 comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e pescadores); 623 unidades de segurança pública; 264 associações comunitárias; e 209 postos de fronteira.

6. São todos locais com estrutura física básica (com segurança e infraestrutura) onde a antena de recepção da internet via satélite é instalada. Deste ponto, o sinal é distribuído por wi-fi para a população.

7. Por fim, o Ministério das Comunicações formalizou no dia 14/9 (terça), os acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação Banco do Brasil e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar o alcance do programa Wi-Fi Brasil. Cada instituição parceira confirmou a disposição de instalar 500 pontos gratuitos em comunidades com nenhuma ou pouca conexão.

ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES