O Diário Oficial da União traz hoje (17) a nomeação de Marcelo Malagutti para o cargo de Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Ex-sócio na Foton Informática, uma das principais empresas de segurança da Informação no setor bancário, Marcelo é um especialista na área e um dos estruturadores do programa “Guardião Cibernético” – o maior evento de defesa cibernética da América do Sul.
Doutor em Ciências Militares pelo Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército Brasileiro, Malagutti foi pesquisador visitante doutorando do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College London e Mestre em Estudos de Guerra pela mesma instituição britânica de ensino.
Diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG) e fez o curso de Altos Estudos em Política e Estratégia. Possui MBA em Estratégia Empresarial da Fundação Getúlio Vargas. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1988) e em Processamento de Dados pela Universidade de Brasília (1984).
Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: automação bancária, canais de atendimento bancário, processamento de transações financeiras em tempo real, desenvolvimento de software, gestão de projetos de software.
Marcelo Malagutti foi fundador e acionista da empresa Fóton Informática S.A., especializada em automação bancária e multicanal. Mas após sua passagem pela Inglaterra onde complementou seus estudos deixou, o comando da empresa para o seu irmão, Mario Malagutti.