Mais de 300 milhões de mensagens foram trocadas em chat-commerce no Brasil, revela estudo

A startup OmniChat , do segmento de chat-commerce no Brasil, divulgou uma pesquisa, na qual revela que foram realizados no Brasil cerca de 10 milhões de atendimentos via chat no ano passado, totalizando mais de 330 milhões de mensagens trocadas entre vendedores e consumidores.

A Startup ouviu mais de 300 empresas que utilizam a sua plataforma, como no caso da Arezzo, Havaianas, Brasil Cacau, Domino’s, Leroy Merlin. O objetivo da pesquisa foi mapear o comportamento do consumidor brasileiro durante o ano de 2020.

Embora mais da metade dos atendimentos ainda estejam concentrados na região sudeste, com 52,95%, dados mostram que a procura dos consumidores por compras nesse formato quase dobrou na região nordeste em 2020 em comparação aos anos anteriores.

Segundo a pesquisa, São Paulo é o estado que mais busca o atendimento via chat no país, com 34,18% do total de atendimentos realizados no período do estudo. O segundo lugar é do Ceará, com 13,39%, quase um terço de SP. O estudo ainda mostra que esses estados juntamente com Rio de Janeiro (9,37%); Minas Gerais (7,74%), Paraná (6,93%), Rio Grande do Sul (4,33%) representam três quartos de todo o Brasil quando o assunto é compras online por apps de conversa.

Para o CEO da OmniChat, Maurício Trezub, existe uma grande oportunidade de crescimento do chat-commerce nas pessoas acima de 60 anos em função da facilidade que esse meio proporciona.

“A terceira idade não conta com domínio da internet. Para esse público, passar por várias e várias etapas de verificação de usuário, apenas para finalizar a compra, pode distanciá-los. Oferecendo uma experiência fluída para essa faixa etária, você começa a fidelizar esse público cada vez mais. As marcas devem ficar atentas a isso”, analisou o CEO da OmniChat.

Quando o assunto é a opinião do consumidor, o conversational commerce mostra que pode ter vindo para se tornar uma nova tendência. Entre aqueles que efetuaram alguma compra nesse formato, cerca de 60% assumiu que passará a utilizar esse meio em suas próximas aquisições. Além disso, 68% acredita que a troca de mensagens melhora a experiência ao comprar algum produto.

O material sobre o Benchmark Conversational Commerce 2020, pode ser acompanhado na íntegra.

*Fonte: Assessoria de Imprensa.