“Não existe evolução sem dor”, avalia o especialista em Segurança da Informação da Tecnisys, Raul Oliveira, sobre a questão de uma empresa ter de lidar com uma gigantesca massa de dados de usuários dos seus serviços e a análise dessas informações para fins comerciais.
De acordo com ele, as empresas terão invariavelmente que investir em segurança, via equipes próprias ou a compra de software específico para esse fim.
Na avaliação do técnico, a Lei Geral de Proteção de Dados assegura ao usuário acesso e maior controle sobre as informações que disponibilizou para essas empresas, pois ele terá poderes para definir o que pode ou não ser de conhecimento público ou utilizado para fins comerciais.
“O usuário final terá visibilidade sobre o que as empresas estão fazendo com os seus dados”, declarou no webinar da Profissionais do Texto, evento do qual participaram o Advogado e membro do Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Fabrício Mota e a professora de MBA em DPO (Data Protection Officer) da Faculdade Iesb, Andrea Villemin. Assistam: