
O diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi, está em Assunção, no Paraguai, representando o Brasil na Cúpula Ibero-Americana do IDForo 2025, evento que reúne autoridades e especialistas de organizações públicas e privadas para discutir o ecossistema de confiança do mercado digital da região.
O evento começou nesta segunda-feira (24) e se estende até quarta-feira (26), quando o diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi, participa da mesa que debaterá o tema “Perspectivas de desenvolvimento do mercado de certificação digital no Brasil: Uma visão pública e privada”. A seu lado estará Edmar Araújo, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). A mediação ficará por conta de Javier González Montilla, representante da Namirial no Brasil. O professor Jean Martina, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falará sobre Identidade Digital no setor universitário.
A abertura do evento foi realizada pelo ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Javier Giménez Garcia de Zuñiga, que destacou a importância da certificação digital para o desenvolvimento econômico e pela diretora-executiva do IDForo, Gertrudis Camps Adserà.
Para Enylson Camolesi, a presença do Brasil neste evento contribui para estreitar laços com representantes de governos dos países ibero-americanos e reafirmar o compromisso do ITI em garantir a solidez das listas de confiança que embasam o acordo de reconhecimento mútuo do Mercosul.
“O momento é oportuno e próspero para o setor de certificação, já que o governo brasileiro pretende ver assinado o acordo Mercosul-União Europeia até 20 de dezembro. E também estamos avançando com o acordo de reconhecimento mútuo com a União Europeia”, afirmou.
Mais informações sobre o evento: www.idforo.com.
Referência da foto: Da esquerda para direita: Edival Lourenço Júnior, diretor de negócios internacionais da Soluti; Edmar Araújo, diretor-executivo da ANCD, Associação Nacional de Certificação Digital; prof. Jean Martina, da UFSC; Giovani Pieri, analista da UFSC e Thiago Krasauskas, da área de Desenvolvimento de Projetos do ITI.







