Professores e intelectuais de vários países assinaram uma “carta aberta”, contra os ataques das BigTechs à soberania digital do Brasil. Em especial, os recentes ataques de Elon Musk e da plataforma X, que terminou banida do país.
“A disputa do Judiciário brasileiro com Elon Musk é apenas o mais recente exemplo de um esforço mais amplo para restringir a capacidade das nações soberanas de definir uma agenda de desenvolvimento digital livre do controle de megacorporações sediadas nos Estados Unidos”, destaca o documento.
Na carta, os intelectuais contextualizaram o problema da Plataforma X com o governo brasileiro, depois que o presidente Lula da Silva “deixou claro a intenção de buscar independência digital: diminuir a dependência do país de entidades estrangeiras para dados, capacidades de IA e infraestrutura digital, além de promover o desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos locais”.
“Esses esforços foram recebidos com ataques do proprietário da X e de líderes de direita que reclamam sobre democracia e liberdade de expressão. Mas precisamente porque o espaço digital carece de acordos regulatórios internacionais e democraticamente decididos, grandes empresas de tecnologia operam como governantes, decidindo o que deve ser moderado e o que deve ser promovido em suas plataformas”, destacaram os intelectuais.
Leia a íntegra da carta aberta no link abaixo.
https://capitaldigital.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Brazil-Letter-fv_240914_PT.pdf