Indicados para a Anatel passam em sabatina em comissão do Senado. Falta apenas a aprovação em plenário

Durante sua sabatina na comissão, Carlos Baigorri afirmou que a Anatel tem atuado de forma a fomentar a concorrência e o surgimento de novas empresas na área de internet. Ele lembrou que a previsão é de que todos os municípios brasileiros tenham acesso à internet 5G até o ano de 2029. Baigorri disse que vai trabalhar para integrar as ações do governo em prol das políticas públicas que busquem oferecer uma conexão de qualidade.

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou as indicações de Carlos Baigorri e Artur Coimbra, respectivamente para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e para o Conselho Diretor. Ambos foram aprovados. O próximo passo agora é a aprovação dos nomes pelo plenário do Senado.

“O recurso para conectividade das escolas é de R$ 3,1 bilhões. E há um grupo formado pela Anatel, Ministério da Educação e Ministério das Comunicações que é responsável pela coordenação dessa execução. Já foi feito um primeiro aporte de recursos e está sendo feito um levantamento da demanda específica, porque cada escola é um projeto”, completou Carlos Baigorri. 

Coimbra

Já o secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicações, Artur Coimbra, indicado para o conselho diretor da Anatel, apontou que o seu maior desafio no conselho da Anatel será o de trazer a tecnologia 5G de internet “à sua concretude”. Segundo ele, o objetivo é viabilizar uma “conexão estável, de qualidade e de fácil acesso”. Destacou ainda o Programa Wifi Brasil, do governo federal, que atende mais de 10 mil escolas.