Governo começa a enviar alertas sobre vencimento de passaportes via GOV.BR


A partir desta quarta-feira (12), cidadãos brasileiros começarão a receber mensagens do governo federal avisando sobre o vencimento de seus passaportes diretamente pela Caixa Postal GOV.BR. A medida é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), e representa mais um passo na digitalização dos serviços públicos federais. Mensagens personalizadas serão enviadas em três etapas e deverão atingir quase 2 milhões de brasileiros em 2026.

As notificações personalizadas serão enviadas nas seguintes etapas:

  • oito meses antes do vencimento do documento;
  • três meses antes do fim da validade;
  • e uma última mensagem quando o passaporte já estiver vencido.

“Este é um exemplo de como o GOV.BR pode facilitar a vida de seus usuários. Essa parceria com a PF faz parte da busca pelo nosso ideal de construir um governo para cada pessoa”, afirmou Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital do MGI. “O envio dessas mensagens personalizadas, por um canal confiável e seguro como a Caixa Postal GOV.BR, é muito importante para transformar a relação dos brasileiros com o Estado”, completou.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, destacou que o serviço representa “mais um passo na transformação digital dos serviços públicos”, ao aproximar o cidadão da instituição e reduzir a burocracia na renovação de documentos.