Gestores apontam escassez de talentos e ausência de carreira própria como problemas na governança da TI Federal

A falta de talentos e de uma carreira própria na área de TI, foram os dois principais problemas que interferem na governança (além do orçamento) apontados por 216 gestores da TI Federal. A Secretaria de Governo Digital faz anualmente um levantamento com 250 órgãos integrantes do SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, para conferir o grau de govrnança do setor e as necessidades futuras de ações do governo para a melhoria do segmento.

Nem todos responderam, mas a grande maioria (216) sim. E deste total 145 órgãos, entende que sem uma carreira definida e com a ausência de trabalhadores qualificados nessa área, os problemas de governança tenderão a se agravar futuramente.

Algumas incongruências são detectadas nas respostas dos gestores. No mesmo questionário em que a maioria apontou a falta de recursos como fator preponderante, que impede a melhoria da governança de TI, neste ponto da pesquisa apenas 37 órgãos definiram essa mesma questão da falta de recursos como sendo primordial. A escassez de talentos foi a resposta recorrente para a maioria dos entrevistados. Outros fatores nem de longe chegaram a competir com os problemas de falta de pessoal qualificado ou orçamentários apontados pelos gestores de TI.

Constata-se que a esmagadora maioria das áreas de TI nos órgãos federais que responderam à pesquisa da SGD (137), os seus quadros são formados por funcionários públicos efetivos e servidores militares.

Mas a maioria dos órgãos não tem cargo ou carreira que sejam próprios de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Anualmente a Secretaria de Governo Digital os objetivos do autodiagnóstico de governança de TI encaminha um questionário para conferir o grau de governança em TICs nos 250 órgãos federais integrantes do SISP. Os órgãos precisam responder esse questionário disponibilizado em plataforma digital, cujas perguntas são agrupadas em seis áreas:  

  • Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação; 
  • Sistemas e Serviços Públicos Digitais; 
  • Dados e Informações; 
  • Privacidade e Segurança da Informação; 
  • Contratações de Tecnologia da Informação; 
  • Infraestrutura e Plataformas Digitais.