No universo de 216 gestores que responderam ao autodiagnóstico feito pela Secretaria de Governo Digital (SGD) em diversos temas, entre eles: a “Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação”; ficou claro que apenas 129 costumam realizar de forma esporádica algum tipo de levantamento sobre os seus ativos de TI. O levantameto completo foi disponibilizado ao blog pelo Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Outro quesito que chama a atenção é que pouco menos da metade dos entrevistados (216) afirma que faz avaliações regulares de conformidade na área de TI para garantir as suas operações. Os demais 116 gestores ou evitaram responder a questão (45) ou acabaram admitindo que essa avaliação não é feita (20), ou da forma como é feita gera discordância sobre a sua realização (47).
O autodiagnóstico da SGD é feito anualmente com as áreas de TICs de 250 órgãos federais integrantes do SISP – Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação. Visa ajudar o governo a entender e adotar medidas que possam melhorar a governança na TI Federal.
Os órgãos precisam responder ao questionário disponibilizado em plataforma digital, cujas perguntas são agrupadas em seis áreas:
- Gestão e Planejamento de Tecnologia da Informação;
- Sistemas e Serviços Públicos Digitais;
- Dados e Informações;
- Privacidade e Segurança da Informação;
- Contratações de Tecnologia da Informação;
- Infraestrutura e Plataformas Digitais.
*Com essa reportagem o blog encerra o primeiro bloco dos seus levantamentos que a SGD faz anualmente nos órgãos federais.